CSSJD é certificado pelas práticas de segurança do paciente

Publicado em: 09/02/2021 Atualizado em: 09/02/2021 Por: Matheus Tavares

Instituição alcançou a classificação de Alta Conformidade na avaliação de 2020

O Complexo de Saúde São João de Deus alcançou a classificação de Alta Conformidade na Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente, no ano de 2020. O certificado foi emitido no pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Coordenadora de Segurança do Paciente e Controle de Infecções da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Nádia Aparecida Campos Dutra, e o Superintendente da Vigilância Sanitária da SES-MG, Filipe Curzio Laguardia. Em 2020, a Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente teve 21 indicadores de estrutura e processo, baseados na RDC nº 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. 

A avaliação tem sido aplicada desde 2016 em serviços de saúde com leitos de UTI no país, sendo apoiada pelo Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente, sendo uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, com destaques para a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e aplicação das boas práticas em serviços de saúde.

Para o Complexo de Saúde São João de Deus, receber esse certificado representa o reconhecimento do trabalho realizado para que a instituição continue segura. A certificação se torna ainda mais especial pelos desafios enfrentados em 2020, como a pandemia do novo coronavírus, o que torna ainda mais importante a manutenção das práticas de segurança, conforme as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e normas acreditadoras.