CSSJD anuncia novo modelo de governança após término da intervenção administrativa

Publicado em: 03/01/2020 Atualizado em: 03/01/2020 Por: Letícia Ferreira & Rubens Souza

Os respectivos cargos terão validade até 31 de dezembro de 2023
A tarde desta quinta-feira, dia 02 de janeiro, foi marcante para a história do Complexo de Saúde São João de Deus. Neste dia foi implantado o novo modelo de governança da instituição. E para explicar sobre este novo momento para os líderes da Fundação Geraldo Correa a agora Diretora Presidente da Fundação Geraldo Correa, Elis Regina Guimarães recebeu a equipe no auditório do Complexo.  
 
Assim como foi anunciado em agosto do último ano, o fim da intervenção administrativa foi firmado pelo Ministério Público de Minas Gerais em uma reunião realizada no dia 09 de dezembro de 2019. Neste dia foram empossados os novos membros do Conselho Curador, além de anunciada a permanência de Elis Regina Guimarães e os novos Diretores Administrativo/Jurídico e Financeiro. 
 
Durante o encontro ainda foram empossados pela Comissão Interventora os seguintes membros para o Conselho Curador da Fundação Geraldo Correa no quadriênio 2020/2023:
 
Sr. José Alonso Dias – Representante da Associação dos Amigos do Hospital São João de Deus (AAHSJD);
 
Sr. Willian Guimarães Madeira - Representante único e indicado em conjunto pelas Lojas Maçônicas Estrela do Oeste de Minas, Marcius da Anunciação Dias, Mestre Rangel, Veritas Vincit e Vigilantes do Divino;
 
Sr. Túlio Nogueira Valente Marins - Diretor Clínico do Complexo de Saúde São João de Deus;
 
Srª. Karina Gonçalves de Almeida Duarte - Enfermeira eleita pelo corpo de enfermagem do Complexo de Saúde São João de Deus.
 
Logo na sequência foi anunciado como Presidente do Conselho Curador da Fundação Geraldo Correa, o Sr. Willian Guimarães Madeira. Ele revelou que dar apoio e fiscalizar o Conselho Diretor será a principal função do Conselho Curador nessa nova gestão. “O Conselho Curador é representativo. Cada membro representa uma área da sociedade e estamos juntos para trabalhar em prol do crescimento do hospital” – revelou.
 
Representando o Ministério Público de Minas Gerais, Dra. Maria Lúcia Gontijo, também Coordenadora do Centro de Apoio ao Terceiro Setor – CAOTS, explicou a forma como o MPMG ainda atuará no acompanhamento das ações da Fundação Geraldo Correa. “O Ministério Público, através do Promotor Curador de Fundações, continua exercendo o papel de velamento. O que significa um acompanhamento diuturno das atividades e do patrimônio da Fundação” – disse. 
 
Novos Diretores
 
Ainda durante a reunião, a Comissão Interventora ratificou de forma unanime entre seus membros a indicação de Elis Regina Guimarães para o cargo de Diretora Presidente do inédito Conselho Diretor. Este ainda contará com a atuação de André Waller, no cargo de Diretor Administrativo-Jurídico e Rosângela Cândida Lara dos Reis para o cargo de Diretora Financeira.
 
Os respectivos cargos terão validade até 31 de dezembro de 2023.
 
Concluída as posses, Elis Regina Guimarães explicou um pouco sobre este novo modelo de governança. “A Intervenção veio como um modelo para tentar recuperar o CSSJD. A partir do momento em que essa intervenção, que foi composta pela União, Estado, Município e o COSEMS, sai, é necessário que nós asseguremos a perenidade do hospital. Então nada melhor que pegar modelos inovadores de gestão, a saber, o modelo das S.As. As S.As estruturam seus Conselhos em três grandes grupos: o primeiro seria o Conselho Curador que é responsável pelas deliberações, pelas grandes tomadas de decisões estratégicas. O segundo é o Conselho Fiscal, o qual é responsável por fiscalizar todas as ações tanto do Conselho Curador quanto do Conselho Executivo. E este é a grande mudança na gestão que estamos propondo. Ele será composto por três membros com poderes estratégicos. Sendo uma Presidente, um Diretor Administrativo e uma Diretora Financeira que será responsável por todas as contas” - explicou Elis Regina.
 
Por fim, a nova Diretora Presidente da Fundação Geraldo Correa expressou seu sentimento ao permanecer a frente da administração do Complexo de Saúde São João de Deus. “Estou com 22 anos de trajetória na área da saúde, ocupei vários cargos de Superintendência, de Diretoria, mas é a primeira vez que é proposto um cargo de Presidência. Um cargo de Presidência tem alguns ônus muito maiores do que de uma Superintendente. Por exemplo, se tiver qualquer problema de gestão, será comprometido o meu CPF. Mas eu confio na cidade, eu confio no São João de Deus e por confiar tanto e saber do potencial deste hospital, com certeza eu não poderia negar este convite que foi feito pelo Ministério Público para que eu assumisse a Presidência. Principalmente pelo esforço mútuo de colaboradores e Corpo Clínico pela recuperação e crescimento do Hospital. Afinal de contas, mesmo durante todas as adversidades pré e durante intervenção, os médicos mantiveram os atendimentos, sempre mantendo os pacientes em primeiro lugar. Enfim, todos trabalharam muito alinhados com o nosso propósito e por isso alcançamos esse resultado tão positivo. Por fim, eu assumo com muito orgulho e grande expectativa para fazer ainda mais pelo nosso Complexo. A Elis completa, a Elis com todo amor, assume em janeiro a Presidência do São João”, finalizou Elis Regina. 
 
O sucesso da intervenção deu-se graças à participação de todo Corpo Clínico, da Diretoria e de todos os Colaboradores. Além de todo apoio do Estado, Município, União e Ministério Público, pois somente com a conjuntura de todos esses esforços que a Instituição recuperou as condições de funcionamento e a partir disso caminhou rumo ao equilíbrio. Por todos os envolvidos nesse processo, principalmente aos clientes que depositaram a sua confiança no CSSJD, o Complexo só tem a agradecer! Afinal, por causa de todos os envolvidos que o São João de Deus continuará levando o melhor que a saúde pode oferecer para as mais de 1 milhão e 300 mil pessoas que vivem na Região Ampliada de Saúde Oeste de Minas Gerais.