Segunda edição do livro “Cozir” é pré-lançado em Congresso Brasileiro de Nefrologia

Publicado em: 27/09/2016 Atualizado em: 27/09/2016 Por: Martielly Raissa

Material foi produzido com ajuda de pacientes e nutricionistas do HSJD e com o patrocínio da empresa Baxter.

No mês de maio de 2015, o Hospital São João de Deus por meio dos pacientes e nutricionistas da Unidade de Nefrologia da instituição, realizaram o lançamento da primeira edição do livro “Cozir”, uma coletânea de receitas adaptadas com o objetivo de proporcionar uma vida mais saudável para pacientes renais crônicos. Diante do sucesso do material, naquele mesmo ano cogitou-se a possibilidade da confecção da 2ª edição do livro, fato que veio a se concretizar neste mês de setembro de 2016.

Mais uma vez com o apoio da Unidade de Nefrologia do HSJD, a nutricionista Fernanda Chula em parceria com a nutricionista Eliana Rodrigues, fizeram a adaptação das receitas que foram cedidas pelos próprios pacientes do setor e montaram o livro “Cozir 2 – edição Festas”.

Para o pré-lançamento, Fernanda foi convidada a apresentar a nova edição durante o 28º Congresso Brasileiro de Nefrologia, realizado em Maceió, entre os dias 15 e 17 de setembro. Para ela o momento foi muito importante para expor o trabalho realizado, destacando os benefícios para os pacientes que sofrem com algum problema renal. “É um projeto de incentivo na variedade do cardápio dos pacientes. Queremos mostrar a eles que dá para comer bem seguindo a dieta. É parar de enxergar o negativo, de dizer tantos nãos e sim focar na substituição dos ingredientes. Com o projeto queremos mostrar para os pacientes as várias opções que eles tem, mesmo com tantas restrições alimentares”, explica.

Assim como na primeira edição, a participação dos pacientes foi fundamental para a elaboração do projeto, que contou com o patrocínio da empresa Baxter. “Com o sucesso da primeira edição, tivemos pessoas de várias partes do Brasil nos ligando para adquirir os exemplares, mas, a nossa intenção não é a venda, é um projeto do nosso serviço para uma maior interação e educação junto aos pacientes. Diante do sucesso, surgiu a ideia de criar uma nova edição do livro. Daí nós desenvolvemos o projeto do “Cozir Festas” que são receitas comemorativas, incluindo páscoa, festa junina e natal. Então eu passei nas salas de diálise, conversei com os pacientes e mobilizei os mesmos para que eles trouxessem as receitas. Em seguida montamos o projeto e enviamos para a empresa Baxter, que discutiu a programação do Congresso e nos solicitaram o pré-lançamento da segunda edição do livro durante o evento”, explica Fernanda.

O próximo passo para o desenvolvimento do projeto aqui em Divinópolis será o lançamento oficial junto aos pacientes do setor. Para isso, de acordo com Fernanda Chula, a empresa Baxter realizará a doação de exemplares para a Unidade de Nefrologia, que pretende, assim como na primeira edição, realizar a degustação das receitas durante o evento. “Para a nossa unidade ainda não temos uma data certa para o lançamento e nem quantidade de exemplares que virá para nós. Apesar de não confeccionarmos nenhuma das duas edições para a venda, pensamos em criar uma versão online para facilitar o acesso a todos os pacientes que quiserem uma unidade”.

Com o sucesso do pré-lançamento da 2ª edição do livro, já é cogitado a criação da 3ª edição do “Cozir”, que tem expectativa de ser lançado em 2017. Enquanto isso, os profissionais da Unidade de Nefrologia do Hospital São João de Deus preparam o lançamento do “Cozir – Festas” junto aos seus pacientes, que deve acontecer ainda este ano.