INFORMATIVO DO CSSJD

COMUNICADO FÉRIAS

Diretor Clínico

Prezados membros do Corpo Clínico,

Informo que o Dr. Túlio Valente  estará de férias no período de 31/03 a 15/04/2024, questões relacionadas a Diretoria Clinica tratar com Dr. Cristiano Faleiros.

 

 
COMUNICADO
 
Assunto: Meta Unimed – 100% de entrega das contas no prazo até 30 dias após a Alta Hospitalar.
 
Prezados membros do Corpo Clínico, 
 
A FUNDAÇÃO GERALDO CORRÊA – COMPLEXO DE SAÚDE SÃO JOÃO DE DEUS, CNPJ nº 20.146.064/0001-02, CNES 2159252, estabelecido na Rua do Cobre, nº 800, Bairro Niterói, Divinópolis/MG, vem por meio deste, baseado no comunicado via e-mail da Unimed de 25/10/2023, onde o Complexo de Saúde São João de Deus deverá apresentar todas as contas de internações e ambulatório até 30 dias após a Alta Hospitalar, a partir de 01/11/2023.
 
Para cumprimento do contrato com a Unimed e garantir o recebimento de 100% das contas, solicitamos ao corpo clínico do CSSJD a assinatura de todos os documentos médicos como:
 
Guia de procedimento; 
Guia de solicitação de internação;
Guia de material especial OPME; 
Guia de medicamento alto custo; 
Evoluções e prescrições médicas (incluindo preceptores com os residentes), 
Descrição cirúrgica e assinatura em folha de sala no ato do atendimento do paciente. 
 
As pendências geradas por falta de documentação médica até o vencimento da conta condiciona a perda integral do honorário médico (visitas). 
 
As folhas de sala não assinadas gera a perda automática do honorário médico e toda a conta hospitalar do bloco cirúrgico, obstétrico, hemodinâmica e exames endoscópicos.
 
Os documentos não assinados e que não compromete o faturamento da conta, será assinado pelo Diretor Técnico e faturado para o Hospital.
 
Em tempo, solicitamos que todas as guias de mudança e inclusão de procedimento e OPME deverão ser preenchidas com justificativa médica no ato do procedimento.
 
As guias de solicitações de internação clínica de urgência e eletiva deverão seguir os campos básicos conforme diretrizes da ANS, em anexo.
 
Contamos com a parceria do nosso corpo clínico no processo de faturamento, garantindo assim o recebimento da conta hospitalar e honorário médico em menor prazo após a Alta Hospitalar.
 
Atenciosamente, 
 
VANDA A. MEIRA
Gerente Receitas Operacionais
 
ELISEU ALBERTIN TEIXEIRA
Diretor Técnico
 
TÚLIO N. VALENTE MARINS
Diretor Clínico
 
 ELIS REGINA GUIMARÃES
Diretora Executiva - CEO      
 
ANDRÉ WALLER
Diretor Presidentev

 


 

COMUNICADO AO CORPO CLÍNICO

 
Comunicamos que a CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplantes), instituída por ato formal da direção desta instituição, é composta por uma equipe multidisciplinar (médico, enfermeiros e psicólogo).
 
Atuamos na Coordenação:
  • Na identificação dos potenciais doadores de órgãos e tecidos; 
  • Realizamos a abordagem familiar para doação de órgãos e tecidos em todos os casos de óbito (morte encefálica - ME e coração parado) na instituição, salvo quando contraindicado de acordo com a legislação vigente;
  • Na articulação do hospital com a OPO Metropolitana e equipes captadoras (Minas e Brasil);
  • Viabilizamos uma ampliação qualitativa e quantitativa na captação de órgãos e tecidos.
Para a viabilização de nossas atividades contamos com o compromisso ético e a colaboração dos profissionais deste corpo clínico e esclarecemos que somente os profissionais desta comissão estão autorizados a realizar a abordagem dos familiares para fins de doação; cabendo aos médicos o esclarecimento diagnóstico e o comunicado dos óbitos aos familiares (ME e coração parado).
 
Em casos de dúvidas com relação aos processos pertinentes aos nossas atividades, nos disponibilizamos para esclarecimentos.
 
Atenciosamente,
 
Dra. Ana Paula Coimbra Israel            
Coordenadora da CIHDOTT
 
 
 Dr. Eliseu Albertin Teixeira
 Diretor Técnico 
 
 

 
COMUNICADO 
 
 
Prezados membros do corpo clínico,
 
Visando a adequação das medidas de segurança de acordo com as normas da Vigilância Sanitária todos os pedidos de exame de imagem devem conter justificativa clínica para cumprir a RESOLUÇÃO RDC Nº 611, DE 9 DE Março DE 2022 -Publicado em 16/03/2022, a fim da adequada avaliação da equipe médica e técnica em radiologia que realizará o exame solicitado.
 
Fica definido que todos os pedidos de exame de imagem, sem exceção (tomografia computadorizada, radiografias, exames contrastados e ultrassom), devem conter justificativa clínica, visando à segurança do paciente e adequação com as normas da Vigilância Sanitária, conforme a Resolução da RDC vigente. 
 
Atenciosamente, 
 
DRA. FLÁVIA GONTIJO AMARAL
RT - Setor Imagem
 
DR. ELISEU ALBERTIN TEIXEIRA 
Diretor Técnico
 
DR. TÚLIO VALENTE MARINS
Diretor Clínico

IMPLANTAÇÃO DO PLANO TERAPÊUTICO

 

Buscando atender a Missão do CSSJD - Cuidar da vida Humana com excelência, responsabilidade social, de forma sustentável e também aos padrões estabelecidos pelos requisitos ONA, foi observada a necessidade de inclusão de dois campos nas Evoluções das equipes assistenciais no sistema MV PEP.

Estas alterações consistem na inclusão dos campos Objetivo Terapêutico e Conduta, campos estes que são necessários para estruturação do Plano Terapêuticos dos nossos pacientes.

Importante ressaltar que o preenchimento destes campos passa a ser obrigatório para a conclusão do documento no sistema, neste período de adaptação serão realizadas auditorias para avaliar a adesão e funcionalidade dos mesmos.

O campo Objetivo Terapêutico deve contemplar os elementos indispensáveis no processo terapêutico. Exige uma boa interpretação dos processos comportamentais envolvidos, orienta o prestador do cuidado no processo da intervenção e oferece melhores parâmetros de avaliação da terapia. A definição dos objetivos pode ser reavaliada e modificada no decorrer do tratamento. O paciente de longa permanência, acima de 15 dias de internação pode ser avaliado a cada 07 dias, ou antes, se ocorrer mudança em seu quadro clínico.

O campo Conduta deve conter medidas a serem implementadas no sentido de elucidação diagnóstica ou planejamento terapêutico.

Contamos com a colaboração e engajamento de todos.

 

JOÃO FRANCISCO AVELAR

Gerente Assistencial

Fundação Geraldo Corrêa

 

  

DR ELISEU ALBERTIN TEIXEIRA

Diretor Técnico

Fundação Geraldo Corrêa